quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TENDÊNCIA LIBERTÁRIA - PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO



Tendência Libertaria



Papel do Professor e do Aluno na Tendência Libertaria


Um exemplo considerável sobre a tendência libertária é o que o Educador Paulo Freire fez. Paulo Freire teve muitos trabalhos com a  educação de jovens e adultos nos chamados Centros de Cultura. De acordo com ele o nome “centro de cultura” desconstruia a idéia de sistema que governava, um governo ditador, e se representava na escola como sento um professor que dita as ordens e deveres e os alunos apenas como receptivos da informação. 





O vídeo acima mostra um pouco do que foi o trabalho realizado por Paulo Freire e é possível ver antigas filmagens e depoimentos de como era realizadas as aulas nos “Centros de Cultura”. O Documentário mostra as primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas. 

Em seu modo de ensino, Paulo Freire mostrava como se chegar e obter o conhecimento através do conhecimento já adquirido previamente por seus “alunos”.

          Uma aula de tendência libertária, tenderia a funcionar da seguinte maneira: as matérias e conteúdos são colocados a disposição do aluno, porém não são exigidas, o importante neste momento é o conhecimento adquirido que é o resultado das experiências vividas pelos alunos. Os alunos tem a liberdade de trabalhar ou não.

          O professor exerce o trabalho de orientador, ele se mistura ao grupo para uma reflexão em comum. Os alunos são livres frente ao professor.

          A Pedagogia libertária recusa qualquer forma de poder e de autoridade, visando favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres .

          Somente o vivido e o experimentado é incorporado e utilizado, não havendo assim sentido na avaliação da aprendizagem.

          A pedagogia libertária tenta eliminar as relações autoritárias da educação e da sociedade, apresentada cotidianamente brutalidade policial, ações de repressão, submissão e preconceito contra classes, raças e gêneros.

 






Grupo: Pedagogia do Oprimido
Disciplina: Filosofia da Educação
Professor: Olyver Tavares

Integrantes do Grupo e RA:
Maria José Lopes da Silva - RA 2981570164
Paula Gabriela Barbosa Castillo-RA 1299104035
Priscila Stephanie F.Aruaste -RA 991175102
Tauane Rodrigues dos Santos - RA 8489231225
Shayane Rayane Alves dos Santos - RA 9897543514
Ivete do Couto – RA 7376580073




Um comentário: