Situação
Ao chegar na sala de
aula de a professora pede aos alunos que digam algumas palavras para conhecer o
vocabulário deles.
Eles citam:
-
Emprego, terra, chuva, invasão, comida, doença e voto.
A professora divide os grupos e diante da palavra invasão eles irão
discutir sobre: saúde, educação, alimentação e habitação, dentro da realidade
vivida pelos alunos, descobrindo-a como situação problema.
Comentário
A Pedagogia libertadora utiliza temas geradores, ou seja, diz que seus
alunos são alfabetizados através de palavras usadas no dia-a-dia, sempre
associando o processo de alfabetização com a vida, a partir da conscientização,
proporcionando o diálogo a partir do que foi vivido pelo educando, onde ele
deve crer nos homens e no seu poder criativo, acreditando-se que o ser humano é
capaz de mudar, onde Freire enfatiza que é preciso que se compreenda a educação
como um processo de formação humana.
Alunas: Amanda Gomes Ferreira RA: 9911146610
Gabriela Batista Gomes RA: 9911148139
Ketlen Conceição de Jesus RA: 9911151970
Thainá de Jesus Pereira RA: 9897543446
Tendencia que Paulo Freire defendia:Paulo foi um transformador da educação do oprimido. Uma crítica a educação voltada para a conscientização e alfabetização das pessoas que tinham um direito negado, sua ação deu necessidade e condições para que os oprimidos recuperassem" a sua humanidade roubada".Sua pedagogia veio para transformar a consciência das pessoas,pois o ser humano esta em constante transformação,cabendo ao professor administrar conteúdos que se assimila com a realidade vivida no cotidiano dos alunos, refletindo sobre suas experiências,adaptando-se as características e ao desenvolvimento próprio de cada grupo.Antônia Pereira de Sousa .RA 8828393268
ResponderExcluir