sexta-feira, 7 de novembro de 2014


Tendência Tradicional

Situação II

           A professora entra na sala de aula falando um, dois, três:
          E todos os alunos ficam de pé, dizendo bom dia professora! Ela, com o tom de voz firme ordena os alunos para sentarem em fileiras, e fazer o exercício na pagina 46 do livro.
           Antes de fazer qualquer movimento, ela tira de sua bolsa um vidro cheio de grãos de milho e uma régua de madeira. 
           Os alunos ficam assustados e quietos, fazendo as atividades, como se fosse robô. A professora  fica observando-os com a régua batendo na própria mão. 
            Mas, quando ela pergunta sobre o exercício para um aluno, ele fica sem reação por não saber a resposta. Imediatamente ela o pega pela a orelha, chamando de burro, e o coloca de joelhos em cima dos grãos de milho.

Régua de madeira
Comentário

         A situação apresentada retrata a punição em sala de aula na pedagogia tradicional no século XIX, que é reconhecida como tendência liberal. O indivíduo precisava ter bastante disciplina já que a aprendizagem dependia muito dela, sem contar que com a força da imposição que o professor passava, o aluno se via praticamente obrigado a ter disciplina. Essa pedagogia surgiu antes da psicologia então não se tinha uma preocupação com possíveis traumas que o aluno pudesse ter. Logo a imposição era tão forte que ser disciplinado era necessário para que o indivíduo não chegasse a um nível considerado desprezível. Devido às punições daquela época, existem nos dias de hoje, reflexos das consequências vividas na escola e na sociedade. Consequências físicas e emocionais de curto ou longo prazo.


Simulação do castigo dados aos alunos: de pé de frente para a
 parede e de joelhos em cima de grãos de milho.

      Cássia Maiane – 1299103915
   Eliana Costa – 9369322446
         Juliana dos Reis – 1299103483 
Marcelina – 9093484426
Lucivânia – 1299103789
 Rose Carla - 8818355491

Um comentário:

  1. O professor é a figura central. Ele ensina as matérias de maneira sistematizada e o aluno apenas absorve esses conhecimentos, a avaliação mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada.
    Yara Maria Klenilce Maria Igor Chiara Junio

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