sábado, 1 de novembro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA POSTAGENS NO BLOG    

O presente blog pretende sistematizar e propiciar o debate dos assuntos propostos pela a ATPS da disciplina Fundamento Filosóficos da Educação. Cada grupo deve redigir um pequeno texto, apresentando uma situação, onde a relação entre professor e aluno, a metodologia represente uma das tendências pedagógicas previstas em nosso conteúdo. Em seguida, por meio de um segundo texto, dissertará brevemente sobre a tendência, relacionando-a com a situação exposta no texto anterior.

Exemplo:

Situação 01

A professora entra na sala de aula carregando as provas. Carteiras enfileiradas, acomodam alunos apreensivos, alguns muito nervosos.
- Preparados para a prova? Quem fez todos os exercícios tem grande chance de tirar boas notas, mas que não fez vai tirar notas baixas.
A professora começa a entregar as provas, dando início à avaliação dos conteúdos retidos pelos alunos.

Comentário

A situação apresentada retrata a tendência pedagógica tradicional, onde a avaliação centra-se na prova escrita. Os alunos com resultados insatisfatórios são punidos com notas baixas. De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha, a avaliação na tendência tradicional “enfatiza os aspectos cognitivos (de aquisição de conhecimentos transmitidos), superestimando a memória e a capacidade de ‘restituir’ o que foi assimilado.” (PLT, p. 224) Observa-se ainda, que a aprendizagem está vinculada a repetição dos conteúdos de forma a “fixá-lo” na memória do aluno.


Boa produção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário