ORIENTAÇÕES PARA POSTAGENS NO BLOG
O presente blog pretende sistematizar e propiciar o debate
dos assuntos propostos pela a ATPS da disciplina Fundamento Filosóficos da
Educação. Cada grupo deve redigir um pequeno texto, apresentando uma situação,
onde a relação entre professor e aluno, a metodologia represente uma das
tendências pedagógicas previstas em nosso conteúdo. Em seguida, por meio de um
segundo texto, dissertará brevemente sobre a tendência, relacionando-a com a
situação exposta no texto anterior.
Exemplo:
Situação 01
A professora entra na sala de aula carregando as provas.
Carteiras enfileiradas, acomodam alunos apreensivos, alguns muito nervosos.
- Preparados para a prova? Quem fez todos os exercícios tem
grande chance de tirar boas notas, mas que não fez vai tirar notas baixas.
A professora começa a entregar as provas, dando início à
avaliação dos conteúdos retidos pelos alunos.
Comentário
A situação apresentada retrata a tendência pedagógica
tradicional, onde a avaliação centra-se na prova escrita. Os alunos com
resultados insatisfatórios são punidos com notas baixas. De acordo com Maria
Lúcia de Arruda Aranha, a avaliação na tendência tradicional “enfatiza os
aspectos cognitivos (de aquisição de conhecimentos transmitidos),
superestimando a memória e a capacidade de ‘restituir’ o que foi assimilado.”
(PLT, p. 224) Observa-se ainda, que a aprendizagem está vinculada a repetição
dos conteúdos de forma a “fixá-lo” na memória do aluno.
Boa produção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário