Em uma sala do ensino fundamental da professora Maria, que proporcionava aulas livres porém direcionando os alunos de maneira criativa a construir seus conhecimentos em situações corriqueiras diárias. Por motivos particulares a professora Maria necessitou se afastar, assim entrando uma substituta com conceitos e comportamento opostos, ou seja, determinando regras diferentes a serem executadas, afinal seu papel era transmitir o conteúdo de forma que a turma aprendesse e fixasse as informações apresentadas. A turma estava fadada a receber, registrar as informações prestadas.
A situação hipotética descrita acima, apresenta aulas antes criativas com a participação dos alunos e suas experiências em aulas onde somente o valor real estava embasado nas técnicas e conceitos. O ensino eficiente pressupõe o bom desempenho do aluno. O ensino é um processo de condicionamento para dar respostas corretas. Introduzida na década de 1960 com o objetivo de inserir a escola nos moldes do sistema capitalista. As relações entre professor e aluno são objetivas, com papéis definidos, ou seja, o professor transmite a matéria e o aluno recebe aprende e fixa as informações, ambos são passivos ao conhecimento. As metodologias utilizadas seguem o padrão de transmitir e recebimento das informações. É importante ressaltar que o professor não desenvolve vinculo de afetividade com os alunos, afinal seu real objetivo e ensinar através de técnicas, sem abordar as experiências do cotidiano dos alunos.
Grupo Amigas do Conhecimento:
Andréa J. Araújo RA 2920596970
Indyanara Pereira da Silva RA 2983566139
Fernanda Gisele Leite Ferreira RA 9096465940
Mônica Dias Malheiros RA 2980572304
Simone Pereira Nunes RA 6617292956
Como os comentários aqui são pessoais, vou falar o que penso! Não consigo enxergar a EDUCAÇÃO longe o AMOR e como representado no texto a cima a "afetividade". A Tendência tecnicista apresenta ideais do modelo cruel e muitas vezes desumano do capitalismo, que busca uma educação mecânica de conteúdos e matérias no qual a relação professor-aluno passa a ser estruturada e objetiva, cabendo ao professor transmitir a matéria e ao aluno receber, aprender e fixar. Um modelo de educação Estadunidence que acaba impondo seu modelo de ensino a países da America Latina. Aqui no Brasil esse modelo veio no governo militar, e surgiram leis ridículas como as Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1° e 2° graus). que IMPÕEM ESSE ENSINO MECÂNICO E CAPITALISTA!!! COMO SE DÁ UM GRITO VIRTUAL??? GRRRRRRR :@
ResponderExcluirComentado por Paula Gabriela Castillo RA 1299104034