Tendência Tecnicista
Só aprende aquele que se apropria do
aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo,
reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprende apreendido a situações
existentes concretas “Paulo Freire."

As tendências pedagógicas originam-se
de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por
propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e
aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem, contudo
querer ser uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de
especial importância para o professor que deseja construir sua prática. É a partir desses conhecimentos que podemos propor mudanças
que propiciem o desenvolvimento do fazer, representar e exprimir. Por isso, o
professor deve estar a par das teorias e tendências pedagógicas ao
problematizar suas questões do cotidiano e ao pensar sua prática, sem, contudo
estar firmemente preso a uma delas. Deve, antes de tudo procurar o melhor de
cada uma, seguindo uma aplicação cuidadosa que permita avaliar sua eficiência.
Devemos ressaltar que as teorias são importantes, mas cabe ao professor
construir sua prática embasada nelas, elas são elementos norteadores e não
"receitas" prontas.
Dora Maria Alvez da Silva RA: 9088462828
Hellen Wanessa RA: 9897542441
Nayane Paulino e Silva : 9896550290
Nenhum comentário:
Postar um comentário