segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tendência Libertadora


- A professora chega em sala e as carteiras estão colocadas em círculo, com os alunos ansiosos esperando o tema proposto pela professora.
- Ansiosos para o debate? Não tenham pressa, pois todos terão sua chance de falar e por suas opiniões para que todos possam ouvir.
- A professora começa o debate propondo temas sociais, dando assim a oportunidade dos alunos se expressarem.



Comentário:

A situação apresentada retrata a Tendência Pedagógica Libertadora, onde o professor busca fatos do cotidiano para conscientizar e transformar seus alunos.
A avaliação centraliza-se nos conhecimentos prévios dos alunos diante do debate. A professora dá uma observação para que os alunos não se desviem do assunto.
Observa-se que o aluno tem a oportunidade de mostrar as dificuldades vividas no dia-a-dia.   
A professora aproveita cada pergunta como um caminho para a conclusão de sua aula, avaliando-os mediante participação, assim a professora os conscientiza da realidade do projeto, extraindo-os dos conhecimentos prévios dos alunos. O tema é visto como uma realidade do cotidiano. 


 


















Nomes:

Alcelia Araujo           RA:8871403161     
AlessandraPereira    RA:9089476851
ElizaldinaFerreira      RA:9088450200
Hillary Leal                RA:9024458578
             Maria do socorro       RA:8831403849




Um comentário:

  1. Tendência em que Paulo Freire defendia. É com o conhecimento do universo do aluno que o mesmo poderia se libertar do opressor. Por ser marxista acreditava na constante luta de classes e apenas com o conhecimento do seu mundo seria liberto. Até hoje vemos a busca por esse conhecimento e tentativa de trazer para dentro de sala o interesse do aluno em situações que façam parte da vida deste aluno, do seu cotidiano. Susana RA 9018428725

    ResponderExcluir