Tendência Libertadora
- A
professora chega em sala e as carteiras estão colocadas em círculo, com os
alunos ansiosos esperando o tema proposto pela professora.
- Ansiosos
para o debate? Não tenham pressa, pois todos terão sua chance de falar e por
suas opiniões para que todos possam ouvir.
- A
professora começa o debate propondo temas sociais, dando assim a oportunidade
dos alunos se expressarem.
Comentário:
A
situação apresentada retrata a Tendência Pedagógica Libertadora, onde o
professor busca fatos do cotidiano para conscientizar e transformar seus
alunos.
A
avaliação centraliza-se nos conhecimentos prévios dos alunos diante do debate.
A professora dá uma observação para que os alunos não se desviem do assunto.
Observa-se
que o aluno tem a oportunidade de mostrar as dificuldades vividas no dia-a-dia.
A
professora aproveita cada pergunta como um caminho para a conclusão de sua
aula, avaliando-os mediante participação, assim a professora os conscientiza da
realidade do projeto, extraindo-os dos conhecimentos prévios dos alunos. O tema
é visto como uma realidade do cotidiano.
Nomes:
Alcelia Araujo RA:8871403161
AlessandraPereira RA:9089476851
ElizaldinaFerreira RA:9088450200
Hillary Leal RA:9024458578
Maria do socorro RA:8831403849
Tendência em que Paulo Freire defendia. É com o conhecimento do universo do aluno que o mesmo poderia se libertar do opressor. Por ser marxista acreditava na constante luta de classes e apenas com o conhecimento do seu mundo seria liberto. Até hoje vemos a busca por esse conhecimento e tentativa de trazer para dentro de sala o interesse do aluno em situações que façam parte da vida deste aluno, do seu cotidiano. Susana RA 9018428725
ResponderExcluir